Cooperativas serão reconhecidas por suas práticas em prol do desenvolvimento do setor

Singulares, Centrais, Federações e Confederações que queiram se inscrever no Prêmio Cooperativa do Ano 2014 têm até o dia 25 de setembro para preencher os formulários e garantir a sua participação. De acordo com a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, a premiação é uma forma de reconhecer as excelentes práticas das cooperativas e estimular a troca de experiência entre elas, com o objetivo de desenvolver o setor. Confira a entrevista!

As inscrições da 9ª edição do Prêmio Cooperativa do Ano foram prorrogadas pelo Sistema OCB. Por quê?

Tânia Zanella - O Sistema OCB divulgou na sexta-feira a prorrogação do prazo para as inscrições do prêmio. Isso quer dizer que as cooperativas que ainda não se inscreveram têm ainda nove dias para garantir sua participação. Isso quer dizer que os formulários devem ser preenchidos até às 18h do dia 25/9.

A ampliação do prazo ocorreu em função da grande procura por parte das cooperativas. Outro desdobramento da ampliação do prazo das inscrições é a possibilidade das cooperativas inscreverem os projetos realizados durante a campanha permanente de voluntariado do Dia de Cooperar (Dia C). Como neste ano tivemos a participação de mais de mil cooperativas, queremos possibilitar a inscrição dos projetos realizados em 25 estados e no Distrito Federal.

Qual o objetivo do Prêmio?

Tânia Zanella - O objetivo é destacar projetos que tenham proporcionado benefícios aos cooperados e à comunidade. Com isso, mais do que competir, acreditamos que o prêmio seja uma forma de reconhecer as excelentes práticas das cooperativas e de estimular a troca de experiência entre elas, visando ao desenvolvimento do setor.

Quem pode participar?

Tânia Zanella - é importante ressaltar que a expectativa do Sistema OCB é de que todas as cooperativas registradas e regulares participem da premiação. Portanto, têm direito a se inscrever as cooperativas tanto de 1° quanto de 2° e 3° graus - singulares, centrais e federações e confederações. Todas as informações sobre as condições de participação estão no hotsite do prêmio.

Quantos projetos as cooperativas podem inscrever?

Tânia Zanella - De acordo com o regulamento, cada cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever até um projeto por categoria. Como são sete categorias, as interessadas têm o limite de sete iniciativas para inscrever. As categorias são as seguintes: Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã, Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Fidelização, Benefícios, Atendimento e Inovação e Tecnologia.

Existe alguma inovação na edição 2014 do prêmio cooperativa do ano?

Tânia Zanella - Sim. Há uma vantagem prevista do no regulamento: as cooperativas inscritas em algum programa de gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) terão uma bonificação extra e já sairão 10 pontos na frente. Os programas são: Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).

Números da última edição

A última edição do Prêmio Cooperativa do Ano foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores.

Para mais informações acesse:

www.cooperativadoano.coop.br.

Fonte: Ascom (SistemaOCB)