Cooperativa de médicos anestesiologistas do Tocantins atende cerca de 5 mil pacientes por mês

Cooperativa de médicos anestesiologistas do Tocantins atende cerca de 5 mil pacientes por mês

Coopanest conta com 104 cooperados e atua no estado desde 1995

O modelo de negócio cooperativista está presente no Brasil desde o século XIX e tem como proposta a colaboração e a associação de pessoas com os mesmos interesses, a fim de atingir objetivos comuns. A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins - Coopanest-TO segue esse modelo há 26 anos e realizou desde sua constituição mais de um milhão e quinhentos mil atendimentos.

Para o presidente da Coopanest, Dr. Tássio Diogo Pontes, o bem-estar dos cooperados é ponto importante para o sucesso da cooperativa. “O sistema cooperativista proporciona união e espírito solidário entre os associados, o que consequentemente nos dá credibilidade e força nas relações de negócio“, conta o presidente.

O serviço de anestesia é uma das maiores descobertas da medicina e se destaca por ser um atendimento médico indispensável nos procedimentos cirúrgicos e também ambulatoriais, no qual o profissional participa dos cuidados do paciente antes, durante e após o procedimento. Por atuar na rede de saúde pública e privada em todo o estado, hoje a Coopanest-TO atende cerca de 5.000 pacientes por mês.

De acordo com o Dr. Jorge Lopes, especialista em anestesia e cooperado da Coopanest desde 2017, são vários os benefícios de fazer parte da cooperativa. “A Coopanest tem grande importância na minha vida, pois além da oportunidade de trabalho nos permite compartilhar ideias, nos traz ajuda mútua e tem grande responsabilidade social nos hospitais que atua. Agradeço a atual diretoria por procurar solidificar cada vez mais a Coopanest- TO e aos funcionários pela dedicação ao longo dos anos”, compartilha.

Outro ponto que colabora para o sucesso da cooperativa é o suporte oferecido pela Organização das Cooperativas Brasileiras - Sistema OCB/TO, tanto em relação às questões legais, quanto oferecendo cursos e capacitação. “A Coopanest-TO é parceira deste segmento desde sua criação e isso tem agregado bastante ao nosso trabalho“, conta o Dr. Tássio.

Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, complementa ainda que o cooperativismo possui diversos segmentos e tem enorme potencial para grupos que querem iniciar um negócio. “Nós disponibilizamos todo o apoio porquê de fato acreditamos que um modelo que prevê a saúde organizacional e o bem-estar de colaboradores e cooperados gera melhores resultados”, explica. 

A cooperativa

A Coopanest-TO foi fundada em 1995 com o objetivo de congregar e prestar assistência cooperativa e administrativa aos médicos anestesiologistas associados, que desenvolvem serviços médicos profissionais no Estado do Tocantins e hoje a cooperativa conta com 104 cooperados.

Por Sarah Tamioso com edições de Sarah Pires