
Coapa é a primeira cooperativa da região norte a implantar programa de acompanhamento econômico
Nos dias 19 e 20 de março, a Coapa – Cooperativa Agropecuária do Tocantins recebeu uma capacitação sobre a metodologia e funcionamento do Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas (GDA).
A cooperativa de Pedro Afonso é a primeira do Tocantins e da região Norte do Brasil a implantar o programa, que já funciona em 1.400 cooperativas brasileiras.
O treinamento foi ministrado pelas analistas de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB-Sescoop Nacional, Simone Montandon e Neiva Brick, e teve a participação de colaboradores da Coapa e do Sistema OCB-Sescoop/TO.
O programa disponibilizado gratuitamente viabiliza um monitoramento sistemático dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro do segmento, permitindo que as informações da cooperativa sejam transformadas em dados gerenciais, dando mais transparência para a gestão e um melhor acompanhamento através dos relatórios gerados pelo sistema.
Durante o treinamento, os participantes iniciaram o preenchimento do GDA com informações referentes a cooperativa e levaram para os seus setores algumas tarefas.
Durante o período de implementação do GDA, o Sistema OCB-Sescoop Nacional e o Sistema OCB-Sescoop/TO vão acompanhar os relatórios gerados pelo sistema e prestar todo o apoio para que a cooperativa utilize eficientemente o programa.
A analista Simone Montandon explicou que após a inserção dos dados no programa (informações contábeis e de recursos humanos), será feita a coleta de informações. Em seguida, o sistema calcula os indicadores, é feita uma análise dos números da cooperativa e depois sugeridas propostas a serem implantadas na Coapa. Ela também enfatizou que a adoção do Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas tem possibilitado às cooperativas mais facilidade na tomada de decisões estratégicas, transparência na prestação de contas da gestão e apoio para realização de auditorias internas.
“O programa tem todas as condições para dar certo e o Sistema OCB está pronto para apoiar a Coapa, uma cooperativa referência no Estado do Tocantins, no que for possível. Essa é uma ferramenta que a cooperativa poderá usar no dia a dia, esperamos que explorem ao máximo”, afirmou Neiva Birck, que também elogiou a receptividade e o interesse dos diretores e colaboradores da Coapa pelo programa de gestão.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que acompanhou o treinamento, a importância do GDA está intimamente relacionada a melhoria da performance da eficácia dos dados contábeis das cooperativas. “Passaremos a ter em mãos indicadores que podem refletir diretamente numa tomada de decisão com mais efetividade. O programa vai permitir uma análise gerencial mais abrangente e contribuir para a melhoria no processo de gestão da Coapa”, avaliou. (Ascom Coapa)